Información
Equipo Nizkor
        Tienda | Donaciones online
Derechos | Equipo Nizkor       

14mar18


Carta aberta à sociedade: por que o MST ocupa a fazenda de Temer?


A direção do MST lançou uma carta explicando por que é necessária a destinação da fazenda Esmeralda para fins de Reforma Agrária. Como objeto de corrupção, a fazenda foi denunciada pelo MST numa primeira ocupação em 2016. Desde então já foram três ocupações. No último dia 7/03, 350 famílias ocuparam novamente as terras que ficam no município de Duartina, no interior de SP e permanecem no acampamento resistindo a ameaças de despejo.

Confira o documento emitido pelo Movimento:

Reforma Agrária nas terras dos corruptos!

O MST ocupa pela terceira vez a Fazenda Esmeralda, entre os municípios de Lucianópolis e Duartina-SP, desde a manhã da última quarta-feira (7). A Fazenda Esmeralda é registrada como propriedade da empresa Argeplan, do ex-assessor e amigo pessoal de Temer, o Coronel Lima, mas na região até as pedras sabem que a área na verdade é de Temer.

Temer e Lima são cúmplices de longa data, na década de 1990 a Argeplan arcou com cerca de 40% do valor da campanha de Temer a deputado federal, e o patrimônio de ambos cresceu estrondosamente desde que se conheceram. O patrimônio em imóveis do Coronel Lima é orçado em 15 milhões de reais, sendo 13 milhões apenas em imóveis rurais na cidade de Duartina, em grande maioria adquiridos a partir do ano 2000. Temer, por sua vez, triplicou seu patrimônio entre 2006 e 2010, segundo apurações do TSE.

Desde 1995 Temer, Lima e a Argeplan estão relacionados em inquéritos e processos que investigavam o pagamento de propina em obras realizadas nas docas do porto de Santos. Além disso, eles também aparecem, junto com a empresa AF Consult de Lima, em investigações sobre a obra da usina Angra 3, na qual pelo menos 1% do valor do contrato era propina para Temer e Lima, este último foi o interlocutor do esquema de corrupção.

Também delações da JBS apontam o acerto de 15 milhões de reais com o PMDB em troca de favorecimentos, sendo 1 milhão destinados pessoalmente para Michel Temer. Mais uma vez, o Coronel Lima aparece como mediador do pagamento. Na Operação Patmos, deflagrada em 2017, a PF fez buscas no escritório da Argeplan, em São Paulo, e foram apreendidos documentos que comprovam a ligação da empresa com Maristela, filha de Temer.

Recentemente, as delações da J&F no âmbito do inquérito que investiga a MP dos Portos, reafirmam que Lima é testa de ferro de Temer, a quem a Fazenda Esmeralda realmente pertence. A propriedade foi adquirida pelo Coronel em 1986 e avaliada em 10 milhões de reais, ou seja, incompatível com seus rendimentos na época.

O delegado da polícia federal que cuida do caso, Cleyber Lopes, cobrou agilidade do Ministério Público Federal no processo de quebra dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos, a fim de esclarecer o que considera notoriamente atos de corrupção ativa/passiva e lavagem de dinheiro. Defendemos que Temer deve ser investigado! Isso é um direito do povo brasileiro.

O MST exige que as terras com indícios de corrupção sejam investigadas e destinadas à Reforma Agrária. A corrupção é a apropriação privada dos recursos públicos, e o dinheiro roubado do povo vem sendo utilizado na compra de fazendas para lavagem ilícita.

O presidente golpista não só permite a corrupção, como ele próprio é o chefe da quadrilha que atuou no porto de Santos, em Angra 3 e na fazenda Esmeralda. Temer destruiu as políticas públicas para os assentamentos, está privatizando a Reforma Agrária através do incentivo à venda de lotes e assentou 0 (zero) famílias em 2017.

Por isso seguimos resistindo na fazenda Esmeralda e exigimos Reforma Agrária Já.

DIREÇÃO ESTADUAL MST/SP.

[Fonte: Correio da Cidadania, São Caetano do Sul, 14mar18]

Tienda Donaciones Radio Nizkor

DD.HH. en Brasil
small logoThis document has been published on 19Mar18 by the Equipo Nizkor and Derechos Human Rights. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes.