Information
Equipo Nizkor
        Bookshop | Donate
Derechos | Equipo Nizkor       

11set23


Economistas produzem documento com críticas à proposta de dolarização de Milei


Mais votado nas primárias argentinas, o candidato libertário Javier Milei tem como suas principais pautas de governo a dolarização da Argentina e o fim do Banco Central.

Um grupo de aproximadamente 170 economistas argentinos produziu uma carta de crítica à proposta de dolarização da Argentina, defendida pelo candidato à presidência do país, Javier Milei, da coalizão de direita A Liberdade Avança.

No documento, os participantes afirmam que a ideia é uma "miragem" e a medida só traria mais desafios para o país, que já enfrenta uma grave crise econômica.

Um dos argumentos levantados pelos críticos é que a Argentina não possui uma quantidade necessária de dólares para iniciar esse processo. Para isso, o governo aumentaria a dívida externa para a aquisição da moeda americana e comprometeria o orçamento público.

Outra afirmação apresentada na carta é que a "experiência internacional não mostrou que a iniciativa é uma boa solução para se ter uma moeda estável". Pelo contrário, a proposta seria um obstáculo para superar as necessidades imediatas de reconstrução econômica do país, afirmam os economistas.

Resposta de Milei

O presidenciável respondeu às críticas recebidas na rede social X (antigo Twitter), onde afirmou que "170 economistas fracassados, que foram derrotados tanto na sala de aula quanto na luta contra a inflação, não podem condenar uma solução para a fraude monetária".

Além disso, Milei disse que o posicionamento dos economistas sobre a competição cambial é uma "desonestidade intelectual", sendo que "muitos deles vivem de rendimentos de fundações no exterior e têm economias em dólar", afirmou.

O candidato liberal, primeiro colocado nas primárias argentinas de 13 agosto, superando a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich e o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, se mantém como preferido para as eleições oficiais de 22 de outubro, de acordo com pesquisas de opinião.

O jornal argentino Clarín fez uma projeção que mostra um segundo turno na Argentina, disputado por Milei e o peronista Sergio Massa, da coalizão governista União pela Pátria.

[Fonte: Pour Isabella Hell de Paula, Gazeta do Povo, Bra, 11set23]

Donaciones Donaciones Radio Nizkor

DDHH en Argentina
small logoThis document has been published on 15ene24 by the Equipo Nizkor and Derechos Human Rights. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, this material is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes.